Thursday, April 24, 2008

Dia do Livro

Parei pra pensar quantos livros consigo ler por ano. Fiquei com vergonha... Começo vários e termino uns quatro, no máximo. Mas como diria um professor de Introdução ao Jornalismo, o importante não é saber o final, mas saber do que se trata. Segundo ele os finais, na maioria das vezes, são muito óbvios.
Deixo aqui um breve registro de como surgiu o Dia Internacional do Livro, com parte de matéria da minha colega de redação, Priscila Muzykant, publicada em O Timoneiro (edição 2283).
No dia 23 de abril comemora-se o “Dia Internacional do Livro”, data em que há uma diversidade de eventos que enaltecem a missão de propagar conhecimentos da qual o livro é detentor, estimulando todos os indivíduos à leitura e à valorização de seus autores. O 23 de abril foi escolhido pela UNESCO em 1995, por ser data representativa da morte de grandes escritores como Miguel de Cervantes, Josep Pla e William Shakeaspeare. A data também corresponde ao dia de São Jorge e, de acordo com a tradição catalã, os cavaleiros ofereciam uma rosa vermelha de São Jorge às suas damas e recebiam como retribuição um livro.

No comments: